Dores nas pernas e na coluna podem ser sinais de hérnia de disco

Apesar de ser um problema comum, muita gente ainda desconhece o que causa e como se pode tratar a hérnia na coluna. O ortopedista Fernando Arturo, do Hapvida Saúde, explica que a hérnia de disco, também chamada de hérnia discal, é um problema causado pelo desgaste do material contido no interior do disco intervertebral para a área externa. “Esse escape provoca a compressão da medula espinhal ou da raiz nervosa e resulta em um processo inflamatório na região afetada, o que causa muita dor”, esclarece o médico.

Esse desgaste do disco intervertebral é natural e ocorre à medida que o processo de envelhecimento do organismo avança. Mas o que tem chamado a atenção é a quantidade de pessoas jovens, ou no auge da fase adulta, que precisam conviver com a hérnia de disco. Recentemente, a cantora pop brasileira Anitta revelou ao mundo que também foi afetada pela hérnia de disco.

A artista usou as redes sociais para dividir com os fãs e seguidores a notícia de que vai evitar movimentos mais bruscos no palco, dentre eles, o chamado “quadradinho”, em que Anitta rebola como se desenhasse um quadrado. Pra isso, ela acaba forçando a lombar e o tratamento da hérnia acaba prejudicado. “A minha fisioterapeuta falou que vai ser bom esse período sem o quadradinho para me recuperar porque ela faz o trabalho dela e aí, nos shows, eu faço o “quadradinho” e ela fala que vê o trabalho indo pelo esgoto”, contou a artista.

Causas

Que o envelhecimento do corpo leva, naturalmente, ao desgaste do disco intervertebral grande parte das pessoas já sabe. Mas existem outros fatores que podem antecipar o surgimento da hérnia, como revela o ortopedista Fernando Arturo: “Movimentação repetitiva, sedentarismo, sobrecarga por excesso de peso e excesso de atividade física de alto impacto são algumas das causas mais comuns dessa hérnia precoce”, atesta.

Esses fatores fazem com que o disco desidrate, perca o material gelatinoso do interior e acaba tendo a altura diminuída. “A capa de fibra que envolve o disco fica mais rígida e menos resistente, apresentando pontos de fraqueza. Quando uma dessas regiões se torna incapaz de conter a pressão do disco, a parede se rompe e ocorre um escape do material, o que causa compressão do nervo vizinho e provoca dor, que pode irradiar para as pernas ou braços, dependendo do tipo de hérnia”, ressalta o especialista.

You might also like More from author

Leave A Reply

Your email address will not be published.