Saiba como aproveitar a ceia de Natal sem fugir completamente da dieta

Manter a dieta e uma alimentação saudável é um desafio para muitas pessoas durante as festas natalinas. Além dos quilinhos a mais, o abuso de comidas calóricas e bebidas alcoólicas no Natal e no Ano Novo podem desestabilizar o organismo humano. Porém, é possível evitar os exageros, optando por preparações mais leves e acertando nas escolhas.

A nutricionista Débora Lima, do Hapvida, orienta a investir em alimentos que irão eliminar o excesso de toxinas do organismo e a evitar os produtos industrializados. “As carnes vermelhas, devido à lenta digestibilidade no turno da noite, os alimentos ricos em carboidratos e lipídios, além do excesso de bebidas alcoólicas, dando preferência a uma taça de vinho ou espumante”, elenca.

A especialista acrescenta que o ideal é que se inicie a ceia pelas saladas, pois elas promovem a sensação de saciedade e não sobrará muito espaço para as comidas mais gordurosas. “É preciso ter cuidado apenas com os molhos, que podem ser os vilões devido às calorias. A indicação é temperar com molho de iogurte ou azeite com ervas para aromatizar”, atenta.

Outras dicas para o jantar de Natal são as carnes magras como o chester e peru, ao mesmo tempo em que os temperos industrializados devem ser evitados, optando pelo suco de frutas, marinados em ervas, sal e pimenta.

As oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas, avelãs, passas, frutas secas) são boas opções de entradas, por serem ricas em proteínas e gorduras boas. Só não pode exagerar na quantidade.

“Montar uma mesa com frutas ou fazer doces de frutas sem cremes e açúcares é uma boa estratégia para sobremesa. Se não conseguir evitar os doces, escolha apenas um tipo de sobremesa e se sirva de uma porção pequena”, observa a nutricionista.

Débora Lima atenta que a adoção de pratos mais saudáveis é importante em todas as refeições ao longo de todo o ano que está por vir. “O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas”, conclui.

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