Lei reconhece banda Grafith como patrimônio cultural imaterial do RN
23/11/2024
Texto foi sancionado e publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (23). Banda Grafith
Divulgação
Uma lei sancionada e publicada neste sábado (23) pelo governo do Rio Grande do Norte reconhece a banda Grafith como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte.
O texto disponibilizado no Diário Oficial do Estado foi apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada Eudiane Macedo (PV) e tinha sido aprovado pelos parlamentares em outubro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A matéria ainda dependia da sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) para se tornar lei.
A banda de Natal foi fundada em 4 de novembro de 1988 pelos irmãos Kaká, Carlinhos, Joãozinho e Júnior. Neste ano, o grupo comemorou 36 anos com show na Shock Casa Show, no dia 9 de novembro.
Conhecida inicialmente pelo estilo baile, a banda se caracterizou por tocar de tudo: de discoteca e rock a samba e MPB e, atualmente, forró, suingueira e piseiro, sem esquecer do samba-reggae.
O grupo tem uma legião de fãs por todo o estado, com agenda de shows cheia de eventos na capital potiguar e no interior.
"Para nós, da banda Grafith, essa lei é o reconhecimento máximo de uma trajetória construída com muito amor, dedicação e respeito ao nosso público. É emocionante saber que a nossa música, o nosso trabalho que nasceu para unir pessoas e levar alegria agora é oficialmente parte do patrimônio cultural e material do Rio Grande do Norte. Essa homenagem é um presente não apenas para a banda Grafith mas para todos que fazem parte da nação grafitheira, que sempre foram a base de tudo o que conquistamos. Somos profundamente gratos e estamos ainda mais motivados em continuar levando o nome do nosso estado para o mundo com orgulho do Rio Grande do Norte para o mundo", afirmou a banda ao g1.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN